Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Projeto Social Reconstruir Vidas - OSC CRIAR
Tipo de projeto
Social, Educacional, Empregabilidade e Renda
Data
2022 a 2025
Função
Pela OSC CRIAR - Diretor Administrativo e Financeiro.
No Projeto - Elaboração Escopo e Gerenciamento.
Idealização: Mario Marcio Leite da Silva (Presidente da OSC CRIAR).
Tipo de projeto
Projeto coletivo de ressocialização, reeducação e profissionalização e empregabilidade de adultos (homens e mulheres) egressos do sistema penitenciário e jovens oriundos do sistema de restrição socioeducativa da Comunidade do Jacarezinho e áreas adjacentes.
Em fase de busca de patrocínio.
O Projeto Reconstruir Vidas CRIAR tem por escopo promover uma revolução humana ao restabelecer a autoestima e dignidade de todos os homens, mulheres e jovens oriundos do sistema prisional e de restrições socioeducativas, através da ressocialização, reeducação, profissionalização, bem como o reingresso de todos ao mercado de trabalho e/ou empreendedorismo. Cooperar na renovação dessas pessoas, através da civilidade e do respeito ao próximo, tornando-os mensageiros dos melhores princípios e valores como cidadãos globais e atores de destaque em suas áreas de atuação contribuindo para uma sociedade melhor.
A duração do projeto é de 24 meses, sendo os 05 primeiros meses para implantação de toda a parte administrativa, de assistência social e psicológica, de logística e de educação, e nos 19 meses seguintes, a meta de atendimento e oferecimento dos cursos de educação regular, pré-vestibular, formação técnica e profissionalizante, para 595 beneficiários, entre homens e mulheres egressos do sistema penitenciário, e jovens (rapazes e moças), a partir de 18 anos, que foram liberados, ou tiveram passagem pelo sistema de restrições socioeducativas.
Nessa mesma toada, nas vagas sobressalentes, atender a adolescentes rapazes e moças), de 15 a 17 anos, também da localidade do Jacarezinho, à semelhança daqueles advindos do sistema de restrições socioeducativas.
Os cursos terão estruturas montadas no pólo de atendimento da proponente, em parceria com o CRJ Jacarezinho, assim como em unidades de ensinos privadas ou públicas conveniadas.
Por fim, buscar-se-á parcerias com empresas e entidades públicas e privadas, visando o oferecimento de vagas de estágios e empregos para a recondução de todos os assistidos para o mercado de trabalho e proporcionando a independência financeira de cada um para o resgate da própria vida individual, familiar e social.
Este projeto da CRIAR pode ser levado para outras comunidades, com as respectivas adaptações para o local, considerando a sua especificidade na ressocialização de egressos do sistema prisional e de jovens oriundos de medidas socioeducativas.